Installation and execution of ZDoom
Mais ações
Como instalar o ZDoom
- Baixe a versão mais recente do GZDoom (atualmente ). Alternativamente, você pode obter uma build de desenvolvimento não oficial no site do DRD Team.
- Extraia todos os arquivos do ZIP para um novo diretório.
- Ao usar uma nova pasta, certifique-se de incluir um IWAD no diretório do ZDoom. Alternativamente, você pode definir a variável de ambiente
DOOMWADDIR para apontar para o diretório onde os IWADs estão armazenados. Além disso, se você obteve jogos baseados na engine Doom através da
GOG.com ou
Steam, o ZDoom pode encontrá-los automaticamente. Por fim, diretórios adicionais podem ser adicionados editando a seção [IWADSearch.Directories] do arquivo ini.
Instruções para Mac OS X
- Copie o pacote do aplicativo incluído para o diretório de Aplicativos.
- Os arquivos IWAD devem ser colocados na sua pasta Library.
Como iniciar o ZDoom
Para jogar um jogo sem modificações, basta dar um duplo clique em gzdoom.exe, ou em um atalho para ele, ou chamá-lo pela linha de comando. Se vários IWADs forem encontrados, uma tela de seleção será exibida perguntando qual jogo você deseja jogar.
Para jogar mods, é necessário informar ao ZDoom quais arquivos de mod devem ser carregados. Recomenda-se carregar mods de gameplay depois dos mods de mapas, já que os mods carregados por último sobrescrevem os anteriores. Como o ZDoom não possui um frontend integrado para escolher mods, os métodos abaixo são apenas formas padrão de abrir um executável com um ou mais arquivos como parâmetros. Esses métodos são voltados para Windows; para Linux ou Mac OS X, será necessário adaptar.
Usando um frontend
Este pode ser o melhor método. Escolha um frontend e instale-o. Em vez de iniciar o ZDoom diretamente, inicie o frontend. Isso permitirá selecionar quais mods carregar e configurar parâmetros de linha de comando adicionais. Consulte a documentação do frontend.
Arrastar e soltar
O método mais simples. Selecione os arquivos de mod que deseja carregar e arraste-os para cima do executável do ZDoom. Se os arquivos de mod não estiverem no mesmo diretório do ZDoom, será necessário abrir uma janela do gerenciador de arquivos para cada diretório. Você também pode arrastar o arquivo de mod para um atalho do executável do ZDoom.
Enviar para
Adicione um atalho para o ZDoom na pasta SendTo. Dependendo da versão do Windows utilizada, o caminho para essa pasta pode variar. No XP, ela fica em C:\Documents and Settings\<userid>\SendTo. No Vista ou versões posteriores, fica em %APPDATA%\Microsoft\Windows\SendTo.
Basta adicionar um atalho do ZDoom nessa pasta e, a partir de agora, você poderá usar o botão direito → Enviar para → ZDoom em qualquer arquivo desejado. Também é possível editar o atalho para adicionar parâmetros de linha de comando.
Note que pode ser necessário configurar o Windows Explorer para exibir arquivos ocultos e de sistema para que a pasta SendTo seja visível.
Abrir com
No Windows Explorer, selecione Ferramentas → Opções de Pasta e, em seguida, na aba "Tipos de Arquivo", associe os tipos de arquivo wad ao gzdoom.exe. (Se .wad não estiver listado na coluna "Extensão", clique em "Novo" para criá-lo.) Após isso, será possível dar duplo clique em um arquivo wad e o ZDoom será iniciado automaticamente com esse arquivo. Se o tipo de arquivo estiver associado a vários programas (por exemplo, ZDoom e outros source ports), use botão direito → Abrir com para selecionar o ZDoom.
Isso deve ser feito para cada tipo de arquivo que pode ser carregado no ZDoom (wad, pk3, zip, etc.).
Extensão de shell
É possível criar extensões de shell no Windows Explorer para adicionar novas entradas ao menu de contexto. Assim como no método "Abrir com", selecione Ferramentas → Opções de Pasta e, em seguida, em "Tipos de Arquivo", selecione a extensão wad (caso não exista, crie-a) e clique em "Avançado". Clique em "Novo..." para criar uma nova ação. No campo "Ação", descreva o que você deseja que seja exibido, por exemplo, "Jogar com ZDoom". No campo "Aplicativo usado para executar a ação", insira o comando que será executado, com o caminho completo para o gzdoom.exe (entre aspas se houver espaços no caminho), seguido de -file "%1".
Ao clicar com o botão direito em arquivos WAD, a ação definida anteriormente aparecerá no menu e executará o comando configurado. Novamente, isso deve ser feito para cada tipo de arquivo.
Usando a linha de comando
Uma janela simples da linha de comando pode ser aberta com Iniciar → Executar (ou usando o atalho Windows + R). Clique em "Procurar" para localizar o gzdoom.exe e, em seguida, adicione os parâmetros de linha de comando conforme necessário; por exemplo, para carregar "foobar.wad" do mesmo diretório, basta adicioná-lo após o gzdoom.exe na linha de comando.
Outra possibilidade é abrir uma janela de comando diretamente. No Vista ou Windows 7, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto clica com o botão direito em uma área vazia da pasta do ZDoom ou na própria pasta. A opção "Abrir janela de comando aqui" aparecerá. Você poderá então digitar o comando com os parâmetros apropriados, conforme explicado acima.
Usando arquivos batch
Você pode criar
arquivos batch para combinações de mods e outros parâmetros de linha de comando que usa com frequência. Basta digitar a linha de comando em um arquivo de texto, renomeá-lo com a extensão .bat e, então, dar duplo clique nele.
Note que pode ser necessário configurar o Windows Explorer para não ocultar extensões de arquivo conhecidas, a fim de realmente alterar a extensão de .txt para .bat.
Arquivo de log
Quando o ZDoom ou GZDoom começa a carregar, ele configura o ambiente necessário e verifica possíveis erros. Isso é refletido em um log que rola rapidamente pela tela antes do menu ser exibido.
Embora existam vários métodos para acessar esse log, os dois mais úteis são:
- iniciar o programa com um arquivo batch que contenha ' gzdoom +logfile mylog.txt '
- no diretório do ZDoom, criar um arquivo chamado autoexec.cfg e inserir nele a linha: ' logfile mylog.txt '
Assim, toda vez que o ZDoom ou GZDoom for iniciado, o arquivo de texto ' mylog.txt ' será gerado.
Nota: em vez de mylog.txt, você pode usar qualquer nome apropriado, por exemplo, ' startup.txt '.
Usando o terminal (para Mac OS X)
Para iniciar o ZDoom a partir do Terminal do Mac OS X, é necessário navegar primeiro para dentro do GZDoom.app. O executável real está localizado em /GZDoom.app/Content/MacOS/. Para executá-lo, navegue até essa pasta e digite:
./gzdoom -file (arquivos.wad)
O ZDoom para Mac OS X exibirá a mesma tela de seleção de IWAD que qualquer outra versão do ZDoom.
Links relacionados
- Página oficial de download do ZDoom – Builds oficiais e pacotes de código-fonte
- DRD Team – Builds de desenvolvimento